FEIRA ESTADUAL DE CIÊNCIAS INDÍGENAS DE RORAIMA | A II Fecind tem previsão de acontecer dia 19 de novembro no Parque Anauá

Publicado terça-feira, às 9h16

Já estão programadas para o segundo semestre letivo deste ano duas grandes Feiras de Ciências que têm como objetivo central estimular a produção científica entre os estudantes das redes pública e privada de ensino do Estado.

As Feiras são realizadas pela Secretaria de Educação e Desporto (Seed) por meio do Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (Ceforr) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RR).

É com muita alegria que a Secretaria de Educação anuncia a abertura dos editais das feiras de ciências 2024, que são realizadas pelo Governo do Estado com o objetivo de dar oportunidade para que professores e alunos apresentem conhecimentos científicos e inovadores que têm sido desenvolvidos nas escolas de Educação Básica de Roraima. É uma grande oportunidade no sentido de desenvolver projetos criativos, que sejam soluções tecnológicas e inovadoras”, explicou a Diretora do Ceforr, Stela Damas.

A primeira delas será a Feira Estadual de Ciências Indígena de Roraima (II Fecind), que ocorrerá no dia 19 de novembro no Parque Anauá. A Fecind é voltada aos estudantes das escolas estaduais indígenas. Serão disponibilizadas 100 vagas para apresentação de trabalhos científicos.

A novidade para 2024 é que a Fecind adotará cinco linhas de pesquisa para facilitar a exploração de tópicos atuais e pertinentes ao contexto social do Estado. São elas: Pesquisas Científicas, Culturais, Tecnológicas, Inovadoras e Sustentáveis. Este ano, fica facultada a utilização do tema da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): “Biomas do Brasil, diversidade, saberes e tecnologias sociais”.

Cada instituição de ensino poderá inscrever até três trabalhos de iniciação científica. As inscrições serão realizadas no período de 19 de agosto a 19 de setembro por meio de um formulário online . A inscrição poderá ser feita pelo professor do laboratório de informática, gestor, coordenador pedagógico ou professor orientador do projeto.

O Edital da Fecind N° 120/2024 foi publicado no Diário Oficial do Estado N° 4703 de 19 de junho e pode ser consultado no link. No ano passado, a 1ª Edição da Fecind foi realizada no município de Uiramutã e registrou 60 trabalhos científicos.

[…]Os trabalhos serão avaliados por uma comissão formada por professores e pesquisadores de diversas instituições formadoras. Serão premiados os cinco primeiros colocados em cada categoria com troféus, certificados e medalhas. Os professores orientadores e co-orientadores classificados nos cinco primeiros lugares receberão Menção Honrosa.


SECOM RORAIMA 

JORNALISTA: Mágida Azulay Khatab 

FOTOGRAFIA: Ascom/Seed

Pular para o conteúdo