Publicado quarta-feira, às 15h57

A Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), via Departamento de Emprego, Trabalho e Renda (DPETR), promoveu nesta terça-feira, 6, a inauguração da lojinha do Programa do Artesanato de Roraima (PAR). O novo ponto vai funcionar como local de venda direta entre artesãos, consumidores e o público em geral.
A Loja funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, no Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC), que está localizado na Rua: Pavão, 206, no bairro Mecejana, na lateral da Setrabes.
Na lojinha do PAR será possível encontrar diversas tipologias artesanais para comprar e dar de presente, além de apreciar e valorizar o artesanato roraimense. Serão vendidos produtos artesanais, indígenas e contemporâneos, além de peças como colares, pulseiras, tiaras, brinco, ponteiras de canetas, almofadas, tapetes de crochê, toalhas bordadas, bonecas de pano, chaveiros e entre outras variedades, com preços bem acessíveis.
De acordo com a titular da Setrabes, Tânia Soares, a abertura da nova loja do PAR é importante tanto para os artesãos, que contam com mais oportunidades de vendas, quanto para os clientes, que têm mais uma opção de acesso ao legítimo artesanato roraimense.
“ A Setrabes coordena o Programa de Artesanato, que é ligado ao Departamento de Emprego, Trabalho e Renda. Roraima é extremamente rico, com uma diversidade imensa, composto de várias etnias e cultura que constitui vários produtos que são valorizados em outros Estados e também em outros países, como o exemplo em que tivemos a oportunidade de levar parte da nossa cultura à França ”, explicou.
A artesã Rosângela Nogueira destacou a importância da loja do PAR para os artesãos em Boa Vista para venda de produtos.
“ Trabalho há 18 anos com o artesanato indígena produzindo colheres de pau, biscuit, madeira, colares, imãs e muito mais com produtos regionais. E agora com a Loja podemos deixar nossos produtos para venda e ganhar uma renda extra ”, disse.
O PAR
O Programa do Artesanato de Roraima realiza o cadastro de artesãos no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) para emissão de carteira própria, a exposição e vendas dos produtos destes artistas em feiras nacionais e estaduais, além de gerir a lojinha do PAR que funciona no Centro de Atendimento ao Cidadão.
Os documentos necessários para obter a Carteira Nacional do Artesão:
- Carteira de identidade ou documento com foto;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Pis/Pasep (opcional);
- 1 foto 3×4;
- Apresentar uma peça de artesanato de sua autoria;
- Ter idade igual ou maior a 16 anos.
ACESSE AQUI: IMAGENS DA INAUGURAÇÃO
ASCOM_SETRABES
JORNALISTAS: Ágata Lima e Ricardo Gomes
FOTOGRAFIA: Rodrigo Otávio
Última modificação em Sexta, 09 Fevereiro 2024 12:09
Ler 55 vezes
Publicado em MANCHETES