Política Pública de Prevenção ao Uso de Drogas

DA CRIAÇÃO E IMPORTÂNCIA:

A Lei nº 1.697 de 27/06/22, institui a Política sobre Drogas do Estado de Roraima e o Decreto n° 33.653-E de 01/12/22, via Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (SETRABES), institui a Coordenação da Políticas de Enfrentamento às Drogas do Estado de Roraima – CPEDRR.

A importância da Política Pública de Enfrentamento às Drogas no combate ao uso abusivo, problema multifacetado que abrange diversos setores sociais, econômicos, de saúde e segurança pública, é primordial para a sociedade, e em Roraima não é diferente.

Implementar uma política pública de enfrentamento às drogas que seja abrangente é desafiador, mas crucial para abordar os diversos desafios associados ao uso indevido de substâncias tóxicas, buscando promover uma sociedade mais saudável e procurando minimizar os impactos negativos associados ao uso de drogas.

PROPOSITURA:

A Política Pública de Enfrentamento às Drogas propõe a execução de ações:

* de prevenção;

* atenção;

* reabilitação psicossocial;

* reinserção social de usuários de álcool, crack e outras drogas.

PÚBLICO ALVO:

Destina-se aqueles que se encontrem em situação de risco físico e social, compreendendo que todo o trabalho envolvido se realiza na integralidade dos serviços e aparelhos públicos já existentes, como: a) Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que abrange os serviços dos: a.1) Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); a.2) Unidades de Acolhimento (UA); a.3) Rede de Segurança Pública pela Polícia Civil e Militar; a.4) Centros de Referência da Assistência Social (CRAS); a.5) Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS); a.6) Unidades Básicas de Saúde (UBS); a.7) Ambulatório de Psiquiatria do Hospital Geral e a.8) Conselhos Estaduais.

IMPACTOS:

Campanhas da Coordenação de Enfrentamento às Drogas do Estado de Roraima em 2023.

• Janeiro Branco_leva cuidados da saúde mental à população em situação de rua mais vulnerável ao uso abusivo de álcool, crack e outras drogas;
  • Setembro Amarelo_ em parceria com o CAPS do município de Bonfim;
  • Ações em parceria com VEPEMA;
  • Realização do 1º Seminário de Combate às Drogas: prevenção e tratamento no contexto do Estado de Roraima, realizado no dia mundial de combate às drogas, 26 de junho, propondo o debate entre as esferas públicas estaduais, municipais e acadêmicas sobre a política pública acerca das drogas em nosso Estado, bem como redes de atenção psicossocial e pesquisas atuais sobre prevenção dentro da temática

PROJETOS:

Visa o desenvolvimento e fortalecimento das ações de prevenção.

• Drogas Zero: prevenção em movimento_ teve como objetivo principal promover ações de prevenção do uso de álcool, crack, e outras drogas entre adolescentes e jovens por meio da disseminação de informações relevantes e exposições dinâmicas através de uma união de abordagens educativas, interativas e lúdicas, no qual se objetiva: socializar informações atualizadas sobre tipos de drogas, efeitos e consequências à saúde e relações sociais de jovens e adolescentes, bem como sensibilizá-los a tomar decisões saudáveis e conscientes, incentivando um estilo de vida livre de drogas.
  • Trilhas da Prevenção: escolhas que contam_ utiliza jogo de tabuleiro na instrumentalização. Metodologia participativa direta aos jovens e adolescentes, teve sua aplicação em dezesseis (16) escolas do município de Boa Vista/RR, abrangendo adolescentes do 9º ano ao 3º ano do ensino médio. Aplicado também ao público geral em ações sociais desenvolvidas no Estado, obtendo como retorno, diversos elogios, de gestores e alunos que participaram, motivando a idealização adaptada ao público infantil.

GESTÃO ATUAL:

Júnior Campos

Coordenador da CPEDRR

Clarice Custódio

Coordenadora Adjunta

A CPEDRR conta ainda com uma equipe de diversos profissionais; dentre eles, assistente social e psicólogos.

CONTATO / LOCALIZAÇÃO:

Em breve.