MIGRARR – Setrabes e OIM realizam o Primeiro Encontro Estadual de Apoio técnico destinado aos Conselheiros, Gestores e Trabalhadores do SUAS

Governo de Roraima, por meio da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), através da Coordenação de Regulação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), realizou nesta quinta-feira, 28, o evento MIGRARR – Primeiro Encontro Estadual de Apoio técnico destinado aos Conselheiros, Gestores e Trabalhadores do SUAS.

O evento foi realizado de forma híbrida na sala de videoconferência do Instituto de Educação de Roraima (IER), foram abordados vários temas da Assistência Social, com o objetivo de aprimorar a Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no desenvolvimento de estratégias e ações efetivas para aplicabilidade da Lei de Imigração no âmbito municipal.

O coordenador do CRSUAS, Hermes Vissoto, falou que a promoção do Primeiro Encontro Estadual de apoio técnico destinado aos conselheiros, gestores e trabalhadores do SUAS foi realizado para debater questões migratórias e os direitos da população migrante.

“ O Evento é muito importante para o fortalecimento da rede de serviços Socioassistenciais além de criar uma rede de contatos entre os trabalhadores do SUAS que atuam nas gestões municipais e as agências da ONU”, disse Hermes.

Segundo o Assistente de Proteção da OIM, Luís Minchola, o evento é um marco no desenvolvimento das Políticas Públicas para o atendimento à população vulnerável, além de uma capacitação para os servidores do SUAS e o público em geral não só de Roraima, mas também do Brasil que possam acompanhar esse momento e experiência de acolhimento.

“ A parceria com a Setrabes e Governo tem sido fundamental para o fortalecimento das Política de acolhimento a população refugiada e migrante do Estado”, afirmou Luís.

A titular da Setrabes Tânia Soares, destacou que o encontro é um passo importante para a elaboração do Plano de Políticas para a População Migrante e Refugiada em Roraima, no intuito de garantir o acesso a direitos sociais e serviços públicos para esta parcela da população.

“É um processo de construção coletiva, apoio e integração com as agências da ONU e Políticas Públicas voltadas aos migrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade”, finalizou a secretária.

Última modificação em Sexta, 29 Abril 2022 03:09