ENCERRAMENTO DO JANEIRO BRANCO | Governo promove ação de saúde mental para as pessoas em situação de vulnerabilidade social 

Em alusão ao Janeiro Branco, campanha que busca sensibilizar a população sobre a importância da saúde mental, o Governo de Roraima promoveu nesta terça-feira, 30, uma ação voltada para pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social no Centro de Boa Vista.

Organizada pela Coordenação Estadual de Políticas Públicas de Enfrentamento às Drogas (CEPED/RR) da Secretaria do Trabalho em Bem-Estar Social (Setrabes), a atividade contou com o suporte da Secretaria de Saúde (Sesau) por meio do Núcleo de Ações Programáticas de Saúde da Pessoa Negra.

ação envolveu as equipes das duas Secretarias e se concentrou na Rua: Cecília Brasil, próximo às imediações do Parque do Rio Branco. O evento contou com roda de conversa, discussões sobre saúde mental, atendimento médico e psicológico, teste rápido, corte de cabelo, atendimento com assistente social, distribuição de panfletos informativos, lanches e apresentação cultural, além de outros serviços.

Segundo o Coordenador Junior Campos, o objetivo é chamar a atenção da sociedade para a questão da saúde mental e emocional, fundamentais para a manutenção da qualidade de vida dessa população.

“ A importância da ação é cuidar do corpo e da mente principalmente. Hoje estamos aqui com um espaço com diversos serviços, atendimento psicológico, assistente social em parceria com várias coordenações. A Setrabes desenvolve um trabalho com esse público há meses, onde percebemos que aqui é um lugar crítico e as pessoas abusam de drogas. Por isso trouxemos essa ação para que esse público possa ter um dia especial com acolhimento e atendimentos , disse.

Sesau promoveu informes sobre o câncer do colo de útero, anemia falciforme e esclarecimentos sobre os direitos ao acesso à saúde da população negra.

“ Aproveitamos o momento para levar os informes sobre as doenças que mais acometem a população negra, as anemias falciformes, a questão do câncer de colo de útero e informações sobre as ações da política integral de saúde da pessoa negra , afirmou a gerente do NAPSPN, Silvana Amorim.

Outros serviços que também foram oferecidos incluíram atendimento psicológico, realização de teste rápido, orientações com assistentes sociais, além de beleza e bem-estar com o Ônibus da Mulher Brasileira e a Cabine do Banho do Bem, onde a população local pode tomar banho e vestir roupas limpas, e se alimentar.

“ Precisamos cuidar do corpo e da mente. Aqui nesse espaço é um lugar que é feito uso e abuso de álcool e outras drogas, por isso a importância de virmos para esse ambiente com várias pessoas, com várias coordenações para fazermos esse fechamento do Janeiro Branco ”, destacou o Coordenador da CEPED/RR, Júnior Campos.

O MÊS

Janeiro Branco foi criado em 2014, em Minas Gerais, idealizado pelo psicólogo Leonardo Abrahão. Atualmente, a Campanha conta com colaboradores em diversas cidades do território nacional e a aderência aumenta a cada ano. Além disso, em muitas cidades é possível participar de palestras ou mesas de debate sobre o assunto.

ACESSE AQUI: IMAGENS DA AÇÃO

—————————————————————————————————————————-

SECOM RORAIMA & ASCOM_SETRABES

JORNALISTAS: Ágata Lima e Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom/Segad e Ascom/Setrabes

Última modificação em Quinta, 01 Fevereiro 2024 12:10

Ler 55 vezes

Publicado em MANCHETES

Pular para o conteúdo