AUDIÊNCIA DA PRIMEIRA INFÂNCIA | Governo discute políticas públicas para a temática na última quinta-feira (27)

Publicado quinta-feira, às 17h17

Na manhã desta quinta-feira, 27, o Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos foi palco da Audiência da Primeira Infância, evento que discutiu políticas voltadas para este público, que inclui crianças de 0 a 6 anos.

Na ocasião, esteve presente o Governador de Roraima, Antonio Denarium, Vice-Governador Edilson Damião, Secretária Adjunta da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), Célia Mota e a Secretária Extraordinária de Desenvolvimento Humano e Social (SEEDHS), Soraima Rodrigues

O Chefe do Executivo ouviu atento aos pequenos e pontuou estar encantado com o interesse e a preocupação das crianças com os temas. Cerca de 30 crianças, entre 4 e 9 anos, apresentaram suas ideias e necessidades por meio de um debate lúdico sobre temas como educação, saúde, lazer, segurança e alimentação.

Esse é um momento de ouvir, então ouvimos as crianças para fazer o Plano Estadual para a Primeira Infância, e as sugestões de pais e mães também. É cuidando da primeira infância que teremos um futuro garantido, um futuro melhor para toda a população de Roraima”, frisou Denarium.

Ao som de músicas infantis, uma bola era passada de uma para outra criança participante, e quem estivesse com o objeto no momento em que parasse a música, estaria com o direito de pontuar algumas ideias. As crianças não perderam a oportunidade e abriram os corações sobre o que esperaram para melhorar o Estado de Roraima.

Eu quero mais polícia para melhorar a segurança e as crianças conhecerem os policiais. Foi muito legal conhecer a polícia hoje” disse o pequeno Higor Filgueiras, de 4 anos.

Quando a bola parou nas mãos de Davi Miguel, de 8 anos, deu a oportunidade que o menino aproveitou para falar que gostaria de mais lazer, pois isso é muito importante para o desenvolvimento das crianças, além de ter um espaço e momentos para desenvolver a criatividade. “Foi uma honra, me senti muito bem e foi muito legal estar aqui”, afirmou Davi.

Os pontos levantados pelos pequenos serão grandes aliados no processo de elaboração do Plano Estadual da Primeira Infância. E a equipe responsável por criar as propostas, decidiu tornar o público-alvo protagonista desse momento.

O Estado de Roraima vai elaborar o plano e a gente precisa construir propostas que atendam os interesses dessas crianças. Então ouvi-las é importante. A gente precisa considerar o público que vamos atingir e torná-las protagonistas daquilo que elas acham importante para elas”, frisou Célia Mota.

Ao final da sessão, os pequenos fizeram um tour pelo Palácio do Governo e conheceram o gabinete do Governador.


SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Bárbara Araújo

FOTOGRAFIA: Fernando Oliveira

Pular para o conteúdo