UIRAMUTÃ – Profissionais que atuam na rede de atendimento e proteção à mulher sobrevivente de violência são capacitados

O Governo de Roraima, por meio da Setrabes, em parceria com a prefeitura de Uiramutã, secretaria municipal de Ação Social e instituições parceiras, estão promovendo na sede do município uma capacitação para a rede de atendimento à mulher, sob a responsabilidade da Coordenação de Políticas Públicas para as Mulheres.

O Atendimento em Rede para casos de Violência de Gênero contra meninas e mulheres, conta também com a participação do Sistema de Justiça de Segurança e Rede Socioassistencial e Intersetorial, contando também com o apoio da Agência da ONU para Refugiados – ACNUR e Fundo de População das Nações Unidas – UNFPA, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, Defensoria Pública do Estado de Roraima – DPE, Ministério Público do Estado de Roraima – MPRR, Tribunal de Justiça do Estado de Roraima – TJRR, Centro Humanitário de Apoio à Mulher – CHAME.

O público-alvo é composto por profissionais da Rede de Proteção intersetorial que atuam na linha de frente no enfrentamento e resposta à violência contra a mulher e no acolhimento das/dos sobreviventes e seus filhos/as. No total serão capacitados aproximadamente 60 profissionais da rede, que incorporarão em suas práticas profissionais um novo olhar no contexto ampliado do cuidar, acompanhar e referenciar.

A coordenadora estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Graça Policarpo, destacou que a capacitação também tem o objetivo de promover a atualização sobre os avanços da Lei Maria da Penha, beneficiando os profissionais que atuam no combate à violência contra a mulher no município de Uiramutã.

“Temos visitado todos os municípios com a participação de nossas ações itinerantes com o auxílio do ônibus Lilás que integra o programa Mulher Segura e Protegida, proporcionando a articulação dos novos dispositivos da rede de proteção, contribuindo com o aprimoramento do acesso das pessoas em situação de violência aos serviços oferecidos pela Casa da Mulher Brasileira no enfrentamento à Violência contra as Mulheres em Roraima”, destacou.
Estimular a discussão de temas como, migração e refúgio nos dispositivos da rede de proteção.

Na avaliação da secretária Tânia Soares, as capacitações realizadas com a finalidade de atualizar as novas metodologias em relação a Lei Maria da Penha, contribuem de forma significativa para ampliar o conhecimento e fortalecer esta rede de proteção em todas as localidades.

“A política de enfrentamento à violência contra a mulher tem se fortalecido continuamente com inúmeras ações e projetos que estão em curso. Com parcerias importantes temos conseguido ampliar nossos atendimentos e chegar a todos os municípios com esta importante capacitação”, relatou.

Última modificação em Quinta, 02 Junho 2022 18:06