SOCIOEDUCAÇÃO- Adolescentes do Centro Socioeducativo de Roraima tem 36% de aprovação no ENCCEJA

Os Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Centro Socioeducativo (CSE), realizaram as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), e obtiveram a maior taxa de aprovação em 2022, resultado de um ótimo trabalho que vem sendo executado pelo Governo de Roraima, por meio da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), via Coordenação de Políticas Públicas Socioeducativa.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) aplicou o exame para pessoas privadas de liberdade nos dias 18, 19 e 20 de outubro, no Centro Socioeducativo, 36% dos jovens que fizeram o teste foram aprovados.

O ENCCEJA é uma prova gratuita e voluntária servindo para conceder periodicamente “certificados de conclusão de ensino fundamental”, e de “certificados de conclusão de ensino médio” para quem não teve oportunidade de concluir os estudos na idade escolar.

O Coordenador do SSE ( Sistema Socioeducativo Estadual, Hugo Vissotto, destacou que os adolescentes aprovados no exame, tiveram nota máxima na redação, resultado dos projetos de leitura uma das atividades que são ofertadas aos adolescentes do Centro Socioeducativo.

“É um grande desafio a implementação de novos métodos e dinâmicas que tenham uma nova transformação na vida educacional e no projeto de vida dos jovens e adolescentes que passam pelo sistema socioeducativo”, afirmou Hugo.

A secretária Tânia Soares, explicou que esse resultado tem o intuito de garantir boas chances no processo de formação e também no resgate da cidadania desses jovens que merecem uma nova oportunidade.

“É um percentual expressivo, que indica que estamos no caminho certo, na inserção da educação e profissionalização dos jovens que cumprem medida socioeducativa nas nossas unidades”, disse Tânia.

No Centro Socioeducativo conta com uma escola para aprimorar a educação e conhecimento aos adolescentes, uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEED), através de termo de Cooperação Técnica que disponibiliza os profissionais da área da educação, e a Setrabes com a estrutura física e a segurança por meio dos agentes socioeducativos.

Última modificação em Quinta, 09 Fevereiro 2023 17:14

Ler 529 vezes

Publicado em MANCHETES

Pular para o conteúdo