Setrabes realiza visitas técnicas nos municípios para debater sobre a implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN)

A Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), por meio da Coordenação Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CESAN), está realizando visitas técnicas nos municípios de Amajari, Caroebe e São João da Baliza.

Durante essa semana a equipe da CESAN está participando de reuniões com os secretários municipais e técnicos da Assistência Social, para debater sobre orientações, adesão e implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) nos municípios.

O Sisan é um sistema de gestão intersetorial de políticas públicas, participativo e de articulação entre os três níveis de governo para a implementação e execução das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional. Tem como objetivos: formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional; estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil na promoção do direito à alimentação e promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional no país.

Secretária Executiva da CAISAN, Rita Mello, disse que na oportunidade foram repassadas informações e um guia de passo a passo para implementação e a implantação do SISAN, como também modelos de documentos que serão utilizados na adesão.

“Falamos sobre a importância da estruturação do Conselho Municipal, que estão relacionadas as ações e a relevância para a população, o quanto são positivas as mudanças de hábitos, onde sugerimos ações da segurança alimentar e nutricional nos municípios”, disse.

A secretária Tânia Soares, falou que os encontros nos municípios, tem o objetivo de promover o fortalecimento da política pública de segurança alimentar para a população.

“A implantação dos conselhos municipais de segurança alimentar e a adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar (SISAN), importante para as pessoas que buscam garantir uma melhor segurança alimentar e nutricional, além do direito à alimentação adequada”, finalizou.

Última modificação em Quinta, 30 Março 2023 13:44