O Governo de Roraima, por meio da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), via Coordenação de Política de Proteção Social Especial em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), promoveu nesta semana uma Roda de conversa com o tema Prevenção da Gravidez na Adolescência nas unidades de acolhimentos.
O objetivo da ação foi promover diálogos com os acolhidos nas unidades feminino, masculino e Casa Lar I, sobre a Gravidez na Adolescência, com orientações e informações que ressaltem a importância da prevenção e os cuidados com a saúde, na perspectiva de fortalecimento da autonomia para realizar escolhas conscientes.
Segundo a chefe da Divisão de Ações de Alta Complexidade (DAAC), Rita de Cássia, o objetivo da palestra foi mostrar aos adolescentes a importância do assunto, a conscientização e orientação sobre a relevância dos cuidados à saúde e sobre os impactos causados por uma gravidez na adolescência.
“ A roda de conversa foi um momento de reflexão e trocas de conhecimentos e informações, para que no futuro esses jovens não tenham uma gestação precoce, o que pode causar conflitos psicológicos, familiares e principalmente nos estudos”, disse Rita.
A secretária Tânia Soares ressaltou que a melhor forma de prevenir a gravidez na adolescência é com educação, alertando tanto as meninas quantos os meninos sobre os impactos de uma gestação precoce em seu desenvolvimento.
“Objetivo dessas ações é promover a troca de ideias entre os adolescentes e equipes de profissionais dos abrigos com orientações, cuidados com a saúde, palestras e oficinas visando a prevenção da gravidez precoce nessa fase da vida”, finalizou Tânia.
Última modificação em Sexta, 03 Março 2023 17:23