Publicado segunda-feira, às 14h58
O Governo de Roraima por meio da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), sediou na manhã desta sexta-feira, 2, a reunião com a equipe do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) juntamente com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) com a participação da presidente da instituição, Joênia Wapichana, representantes da Funai Roraima e da Secretaria de Gestão Social do Município de Amajari, com a finalidade de gerar discussão técnica sobre o repasse de crédito extraordinário de mais de R$ 1 bilhão para a proteção das comunidades Yanomami, no atendimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) aos povos do Território Indígena Yanomami (TIY) no Amazonas e em Roraima.
Na oportunidade os participantes debateram sobre os itens que dispõe sobre o repasse emergencial de recursos federais para a oferta de ações socioassistenciais nos municípios dos Estados do Amazonas e Roraima.
As reuniões buscam fortalecer as relações interfederativas para qualificação da proteção social aos povos Yanomami, com estabelecimento de agendas conjuntas.
Em julho, o MDS publicou a portaria que dispõe sobre recursos federais para a oferta de ações socioassistenciais em territórios Yanomami no Amazonas e em Roraima. Os recursos serão repassados pelo Fundo Nacional de Assistência Social sob gestão da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do MDS.
ASCOM_SETRABES