PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS | Período de matrícula está aberto e vai até 12 de julho na rede estadual – SETRABES Roraima

Publicado segunda-feira, às 17h26

Para o segundo semestre letivo, o Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Educação e Desporto (Seed), ofertará 3.043 vagas para matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A modalidade prevista na legislação vigente é uma grande oportunidade para jovens e adultos que estão fora da idade escolar retomarem os estudos.

Na capital Boa Vista, 11 escolas vão disponibilizar a EJA com a oferta total de 1.824 vagas. Já no interior, serão 1.219 vagas distribuídas em outras 11 escolas em 10 municípios: Alto Alegre, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Mucajaí, Normandia, São Luiz, Rorainópolis e Pacaraima.

“Nossas escolas estão preparadas para receber os alunos e esperando todos os interessados. Este ano, o Ministério da Educação está com uma nova política para a Educação de Jovens e Adultos, que nos possibilitou ampliar vagas, incluindo também a alfabetização de adultos. Teremos cinco turmas aqui na capital nesse segundo semestre. Em breve, lançaremos esse edital, adiantou a Chefe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos da Seed, Fernanda Rodrigues do Nascimento.

A Educação de Jovens e Adultos é destinada às pessoas que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria. A modalidade está prevista na Lei n° 9394/96 (Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Ao concluir os estudos por meio da EJA, a pessoa está apta a dar continuidade em sua vida acadêmica e ingressar no Ensino Superior.

O período de matrículas na rede estadual de ensino será de 08 a 12 de julho. Os interessados em retomar os estudos precisam ter idade mínima de 15 anos completos para ingressar no Ensino Fundamental (segundo segmento) e 18 anos completos para o Ensino Médio (terceiro segmento).

Para efetivar a matrícula, é necessário procurar a escola mais próxima de sua residência e apresentar cópias e originais de documentos como o Histórico Escolar (se tiver), CPF e RG, comprovante de residência, cartão do Bolsa Família (se beneficiário) e duas fotos 3×4 recentes.

Ou, se preferir, pode se dirigir até a Central de Matrículas, localizada na Av. Silvio Botelho, n° 249, Centro (prédio da antiga Escola Princesa Isabel). Confira as escolas que ofertam vagas para a EJA na rede estadual de ensino para o segundo semestre de 2024:

CAPITAL
ESCOLAS QUE OFERTAM O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO – EJA
ESCOLAENDEREÇON° VAGAS
01Escola Ana LibóriaAv. Venezuela, s/n°, Mecejana245
02Escola Estadual Cívico Militar Fagundes VarelaRua Macapá, n° 360, Nova Cidade123
03Escola Estadual Monteiro LobatoRua Cecília Brasil, n° 1.506, Centro210
04Colégio Estadual Militarizado Pastor Fernando Grangeiro de MenezesAv. Emília da Silva Lavor, n° 1.535 Caranã120
05Colégio Estadual Militarizado Presidente Tancredo NevesRua Leôncio Barbosa, n° 1.186, Tancredo Neves200
ESCOLAS QUE OFERTAM O ENSINO FUNDAMENTAL
06Escola Estadual Professora Raimunda Nonato Freitas da SilvaRua Sardinha, s/n°, Santa Tereza75
07Colégio Estadual Militarizado Professora Maria de Lourdes NevesRua José Cassimiro Silva, n° 171, Pintolândia140