O Governo de Roraima, por meio da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) em parceria com o Senac/RR, Superintendência do Trabalho e Emprego e a empresa Haiplan Construções, Comércio e Serviços, está realizando nesta semana uma ação do projeto Aprendizagem na Medida auxiliando no processo de ressocialização dos jovens e adolescentes do Centro Socioeducativo (CSE), que irão atuar como estagiários nos departamentos da Setrabes, exercendo a função de Auxiliar Administrativo.
O projeto está sendo acompanhado e monitorado pela Gestão do Trabalho – CGTEP dando o suporte técnico necessário, juntamente com a direção do CSE, visando uma oportunidade de conhecimento profissional e melhoria de vida.
A ação está sendo realizada no auditório da Casa da Mulher Brasileira (CMB) e aborda a ambientalização curricular para uma formação profissional aos adolescentes que fazem parte do Projeto de Ressocialização do CSE.
Durante os três dias de capacitação os gestores da Setrabes irão abordar assuntos e apresentar os trabalhos e serviços que são ofertados nos departamentos que integram a secretaria.
Segundo a responsável pela coordenação estadual de segurança alimentar e nutricional (CSAN) Rita Melo, foi importante a apresentação das atividades que integram o setor, além de possibilitar o conhecimento aos adolescentes dos inúmeros projetos desenvolvidos para beneficiar as famílias carentes.
“Foi uma experiência agradável demonstrar todas as ações que executamos abrangendo as famílias vulneráveis e possibilitar esse ganho de conhecimento”, informou.
Da mesma forma a coordenadora do Departamento de Política de Empregos Trabalho e Renda (DPETR) Isadora Braga, ressaltou o trabalho executado pelo SINE/RR no encaminhamento da população ao mercado de trabalho.
“É Formidável promover esta palestra aos adolescentes e ao mesmo tempo motivar para que busquem uma qualificação profissional. É importante destacar estas parcerias na promoção deste encontro que visa integrar sobre nossas ações da assistência social”, disse.
Segundo o diretor do CSE, Hugo Vissotto, a ação pedagógica no centro socioeducativo é inovadora, pois contextualizará aos internos inscritos no programa de estágio a estrutura organizacional da Setrabes, uma vez que os adolescentes iniciarão as atividades já na próxima semana. “Ações positivas como esta, só foram possíveis graças ao esforço coletivo dos agentes socioeducativos que mesmo em meio a pandemia se alistaram como voluntários para atingirmos o contingente necessário para executar a ação”, pontuou.
A secretária Tânia Soares, destacou que esta ação é uma oportunidade para os jovens do CSE no processo de ressocialização, e também para conhecerem de forma prática como funciona a estrutura administrativa de um órgão público, além de garantir seus direitos e deveres enquanto cidadãos. Ressaltou que é possível capacitar os jovens oportunizando e oferecendo este apoio institucional através das parcerias.
“Estamos buscando novos parceiros que queiram ajudar neste importante processo de ressocialização dos adolescentes. É sem dúvida uma contribuição social de grande impacto ofertada de forma prática que muito vai contribuir e somar resultados positivos aos mesmos”, observou.
Última modificação em Quinta, 03 Fevereiro 2022 20:24
Ler 1344 vezes
Publicado em MANCHETES