MIGRACIDADES- Governo recebe o certificado de reconhecimento pela prestação de serviços para a população refugiada e migrante em Roraima

Nesta quarta-feira,18, o Governo de Roraima, por meio da Setrabes participou de forma online da cerimônia de entrega de certificado do Selo Migracidades em 49 municípios e cinco estados brasileiros, e Roraima foi um do Estados que teve seu reconhecimento pelo seu engajamento no processo de certificação da Plataforma MigraCidades.

A certificação ocorre desde 2020, sendo que no primeiro ano, 27 governos receberam o Selo, em 2021, o número de certificados foi de 41 e, em 2022, a Plataforma atingiu o marco de 54 estados que receberam o Selo.

A plataforma MigraCidades tem o objetivo de Aprimorar a Governança Migratória Local no Brasil, é fruto de uma parceria entre a Agência da ONU para as Migrações (OIM) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o apoio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e apoio financeiro do Fundo da OIM para o Desenvolvimento.

Segundo a Coordenadora de Monitoramento, Avaliação e Gestão da Informação (CMAGI), Rose Souza e Silva, com a implantação do Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Migrantes Apátridas e Refugiados de Roraima (CEIMARR), Roraima vem organizando sua capacidade de resposta a Governança Migratória e das demais políticas públicas necessárias à proteção social dessa população.

“A Setrabes coordena a resposta humanitária estadual da crise Migratória principalmente de Venezuelanos, fazendo parte da Operação Acolhida. Nosso trabalho é consolidar as informações sobre as ações que o Governo promove em benefício aos Migrantes e Refugiados em nosso Estado”, disse Rose.

A titular da Setrabes Tânia Soares, destacou durante a importância da instalação do certificado do Selo MigraCidades, com o acolhimento, a implementação e fiscalização das políticas públicas da assistência social, dando assistência e garantia de direitos e prestação de serviços para a população refugiada e migrante em Roraima.

“Fico muito feliz pelo reconhecimento, isso é o resultado de um maravilhoso trabalho que estamos fazendo para a proteção da população em situação de vulnerabilidade social. O Comitê faz parte dos compromissos assumidos pelo Governo de Roraima em parceria com Organização Internacional para as Migrações, para atender migrantes e refugiados”, afirmou Tânia.

Última modificação em Quinta, 19 Janeiro 2023 15:23

Ler 326 vezes

Publicado em MANCHETES

Pular para o conteúdo