Maio Laranja – Setrabes Promove Palestra em alusão a Campanha 18 de Maio

A Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social, por meio do Departamento de Proteção Especial (DPSE), promoveu na tarde desta sexta-feira,20, no auditório do Corpo de Bombeiro uma Palestra em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente, a ação reforça a importância do enfrentamento a estes crimes e incentiva formas de denúncia.

O Combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes – 18 de maio, instituído pela lei 9.970/2000, tem como intuito dar visibilidade ao tema, por meio de debates e discussões que possam fomentar o planejamento de politicas públicas e o fortalecimento da rede de proteção no enfrentamento à violência sexual contra esse público. O objetivo é aprimorar o conhecimento dos técnicos que atuam no atendimento às vítimas, especialmente no serviço de acolhimento, visando prevenir a violência institucional e a revitimizaçâo.

Segundo a Chefe de Divisão de Ações de Média Complexidade, Gardenya Vieira, um levantamento feito pelo DPSE, apontou que de 2020 pra 2021 houve um aumento de 49,80% nos atendimentos relacionados à violência sexual contra crianças e adolescentes nos CREAS de Roraima.

“ É importante discutir políticas públicas por meio de um plano estadual de enfrentamento, com a participação de todos os órgãos e a sociedade civil, capacitar os atores do sistema de garantia de direitos, integrar a rede de proteção e intensificar as ações de combate”, finalizou Gardenya.

A secretaria Tânia Soares, disse que é importante levar o conhecimento para a população em geral e para os servidores públicos dos órgãos envolvidos. Com o objetivo de mobilizar a sociedade e dar um pouco de visibilidade a esta campanha, através das ações de orientação a crianças e adolescentes a respeito de eventuais situações de ameaça ou de violação de seus direitos.

“ O Maio Laranja é um mês de conscientização, para informar como podemos identificar e fazer uma denúncia segura, no combate à exploração sexual infantil e o acolhimento e o encaminhamento das vítimas de violência sexual”, afirmou a Secretária.

Última modificação em Sábado, 21 Mai 2022 00:31

Ler 541 vezes

Publicado em MANCHETES

Pular para o conteúdo