INTERPRETAÇÃO E TRADUÇÃO | Curso de extensão para tradutores e intérpretes de línguas de sinais está com inscrições abertas até 25 de julho – SETRABES Roraima

Publicado sexta-feira, às 15h38

Governo de Roraima em uma perspectiva de política linguística, por meio da Universidade Estadual de Roraima (UERR), em parceria com a Associação de Tradutores e Intérpretes de Roraima (ASSOTILS), Coletivo de Migrantes Surdos (MigranSor) e a Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo, como parte das ações do Programa MiSordo, que busca apoiar a comunidade surda migrante e refugiada no Brasil nas iniciativas de inclusão e participação social, está com inscrições abertas para o Curso de Extensão: Políticas Linguísticas para a  Interpretação e Tradução (PLIT) de Línguas de Sinais em Contextos Multilíngues.

O objetivo do curso é promover diálogos e experiências sobre a atividade do tradutor e intérprete em âmbito comunitário, visando prepará-lo para a reflexão profissional sobre sua atuação, considerando a presença de falantes de outras línguas de sinais, como a língua dos migrantes surdos venezuelanos.

CONFIRA ABAIXO O CRONOGRAMA

CURSO DE EXTENSÃO: Políticas Linguísticas para a  Interpretação e Tradução (PLIT) de Línguas de Sinais em Contextos Multilíngues.

MODALIDADE: Aulas on-line síncronas e por meio da plataforma moodle.

O Curso será desenvolvido com aulas quinzenais (sábado sim e sábado não) e ocorrerá sempre aos sábados, turno vespertino, a partir das 14h30 com duração variáveis de 02, 03 ou 04 horas. A primeira aula ocorrerá dia 03, a segunda dia 17 e a terceira dia 31 de agosto. As demais seguem o fluxo quinzenal.

CARGA HORÁRIA: 180 horas (incluso 40 horas de curso de LSV).

PÚBLICO-ALVO: Tradutores/Intérpretes de Língua de Sinais e discentes dos últimos semestres dos cursos de Tradução/Interpretação de Línguas de Sinais.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: 40 vagas para TILS de Roraima e 60 vagas para TILS das demais regiões. Serão priorizadas vagas para TILS que atuam em regiões de fronteira, contextos de migração ou centros urbanos com incidência de surdos venezuelanos. As inscrições serão analisadas uma por uma. Os participantes selecionados serão avisados pelo e-mail cadastrado no ato desta inscrição.

VAGAS OFERTADAS: 40 vagas presenciais e 60 de forma virtual.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: até 25 de julho de 2024.

INÍCIO DAS AULAS: 1° de agosto de 2024.

LINK PARA INSCRIÇÃO: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe0PvTfFVDTwEBwk6jWzy5REfmNkaNSrWU1b8YtQVmURC5VBQ/viewform?hl=pt_BR.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: Cronograma geral e a avaliação será disponibilizado em breve.

ASCOM_UERR