O Governo de Roraima inaugurou, na quarta-feira, 26, a obra de revitalização do Bloco 1 do CSE (Centro Socioeducativo Homero de Souza Cruz Filho), estrutura do Estado voltada para o cumprimento de medidas socioeducativas de internação e semiliberdade. A unidade é vinculada à Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social).
O complexo, localizado na RR-321, no bairro Pedra Pintada, em Boa Vista, foi inaugurado em outubro de 2014 e até o momento não havia recebido nenhuma manutenção. A situação estrutural se agravou com a rebelião ocorrida em 2017, o que comprometeu os alojamentos e o bloco 1, que abriga o setor administrativo.
A revitalização do bloco 1 envolve toda a parte hidráulica e elétrica da unidade, que recebeu um novo dimensionamento, e as salas de audiências também receberam atenção especial, segundo informou a primeira-dama e secretária extraordinária de Promoção, Desenvolvimento e Inclusão Social, Simone Denarium.
“Ainda no período da intervenção, em 2018, o CSE foi uma das primeiras unidades que visitamos. Encontramos um local sem condições e nenhuma dignidade. É gratificante ter a oportunidade de entregar este complexo funcionando perfeitamente”, declarou no evento de entrega.
A titular da Setrabes, Tânia Soares, explicou que o projeto de vida saudável foi iniciado em 2019, quando a unidade foi reestruturada com novo método pedagógico, proporcionando uma reincidência quase zero, e de imediato, foram sendo feitas adequações na estrutura predial até a conclusão da revitalização.
“A primeira vez que chegamos para conhecer o CSE foi um impacto muito negativo. Reunimos e planejamos de forma emergencial uma frente de trabalho com o apoio de outras instituições governamentais e retomar o projeto de acolhimento dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Com a revitalização, viramos uma página negativa da história e avançamos com respeito e dignidade aos nossos servidores e aos adolescentes”, relatou.
ATIVIDADES
O diretor da unidade, Hugo Vissotto, detalhou que o CSE oferece aos adolescentes atividades educacionais, por meio das salas descentralizadas da Escola Estadual Nilo José, que funciona em dois turnos de segunda a sexta-feira, oferecendo aulas de música e coral com o projeto “Tom do Bem” que traz ao conhecimento dos adolescentes ritmos e músicas de artistas locais, mostra de cinema e realizações de peças teatrais, supervisionadas pelo núcleo pedagógico.
“Aliado a estas ações temos também a realização de práticas esportivas e o projeto da Horta Orgânica e Jardinagem, supervisionado pelo Núcleo de Produção. Com as parcerias desenvolvemos o projeto de profissionalização com o Sistema S. Temos ainda o Projeto Aprendizagem na Medida da coordenação de Trabalho, Emprego e Renda da Setrabes”, finalizou.
JORNALISTA: Ricardo Gomes
FOTOGRAFIA: Rebeca Bastos
Última modificação em Sexta, 25 Novembro 2022 15:40
Ler 511 vezes
Publicado em MANCHETES