FESTA JUNINA | Comissão de julgadores do concurso de quadrilhas estarão reunidos nesta quarta-feira (22) no auditório da Setrabes para treinamento

Publicado terça-feira, às 14h57

A Secretaria de Cultura (Secult) está a todo vapor na preparação do arraial mais tradicional de Roraima, o São João do Anauá, que neste ano de 2024 acontece de 24 a 29 de junho. E até a próxima quarta-feira, dia 22 de maio, ocorre no auditório da Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) o treinamento dos julgadores do Concurso de Quadrilhas.

Os jurados foram escolhidos entre aqueles que se inscreveram no processo seletivo lançado pela Secult, com atuação comprovada nas áreas de dança, música, teatro, dentre outras, para atuarem na escolha dos destaques e no julgamento das quadrilhas, que é uma das atrações do arraial.

O treinamento está sendo ministrado pelo professor com licenciatura plena em dança pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Naldinho Flores, responsável pela criação da Federação das Quadrilhas Juninas de João Pessoa, pelo Festival Estadual de Quadrilhas da Paraíba, pelo Concurso de Quadrilhas da Rede Globo Nordeste, e que trabalhou na criação da União Nordestina de Entidades Juninas (Unej), que desenvolve o Campeonato Nordestino de Quadrilhas Juninas e da Confederação Brasileira de Quadrilhas Juninas (Confebraq).

Para Naldinho, o treinamento foi pensado para uma melhor qualificação e formação profissional dos membros que irão compor a mesa julgadora do Concurso Estadual de Quadrilhas do Governo de Roraima. O profissional, que dedicou a maior parte da sua vida às danças populares nordestinas, foi contratado pela Secult a pedido do movimento quadrilheiro para preparar os julgadores de forma que o vencedor do arraial seja o que melhor se apresentou.

Segundo ele, foram criadas atividades que irão orientar os julgadores para que tenham uma melhor visão sobre o desenvolvimento dos espetáculos juninos com um grau de excelência que se refere a avaliadores na área de cultura popular e dos folguedos juninos roraimenses.

A maior conquista desse treinamento será fazer com que os jurados garantam um resultado ético e justo na avaliação durante o concurso de quadrilhas do Parque Anauá ”, disse Naldinho.

O treinamento conta com atividades sensoriais para audição e reconhecimento rítmico/musical, palestra sobre ritmos nordestinos incorporados ao contexto junino regional e nacional, além do desenvolvimento de três ritmos que são incorporados ao movimento junino nacional (xote, xaxado e baião).

Também é feito o trabalho de análise de postura de votação dos avaliadores, atividade de atribuição de pontuação e justificativa, através de exibição de vídeos juninos. Além disso, serão apresentadas as planilhas de votação, com a perspectiva de visibilidade de suas inúmeras possibilidades de atribuição de notas e justificativas, apresentação do caderno dos avaliadores e discussão dos principais artigos, discussão sobre notas, resultados e justificativas dos candidatos, dentre outros temas pertinentes.

Para o Diretor de Promoção Cultural da Secult, Quequel dos Prazeres, a Secult está empenhada em tornar o concurso de quadrilhas do São João do Anauá o mais competitivo possível, com um regulamento adequado à nova realidade do movimento junino local, contando ainda com julgadores gabaritados para fazer vencer a melhor quadrilha do São João de Roraima. “O Governo do Estado irá se empenhar para fazer o São João do Anauá de 2024 o melhor de todos os tempos”, disse o Diretor.


SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Jacildo Bezerra

FOTOGRAFIA: Ascom/Secult

Pular para o conteúdo