FAÇA BONITO | Governo realiza abertura da campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicado quinta-feira, às 18h40

O Governo de Roraima, por meio da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), via Departamento de Proteção Social Especial (DPSE) e parceiros, promoveu nesta quinta-feira, 2, a abertura da campanha 18 de maio “Faça Bonito”.

A Campanha tem como objetivo sensibilizar e mobilizar a sociedade para a prevenção e o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, uma grave violação dos direitos humanos. Realizada nacionalmente todos os anos, especialmente no mês de maio, visa chamar a atenção para esse problema.

Durante todo o mês de maio, diversas ações serão realizadas em escolas, órgãos públicos e nos municípios, com o intuito de informar, sensibilizar e mobilizar as pessoas para a importância de proteger nossas crianças e adolescentes. É fundamental promover um ambiente seguro e acolhedor para que eles se sintam protegidos e apoiados.

A cerimônia que aconteceu no auditório da Setrabes, contou com apresentações culturais dos abrigos masculino, feminino e Casa Lar. Além da palestra com a coordenadora do Centro Integrado de Brasília, Nayara Ferreira.

A luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes é responsabilidade de todos. Denunciar qualquer forma de violência é fundamental para garantir o bem-estar e a segurança das crianças.

No contexto da proteção infantil, a Secretária Tânia Soares enfatizou a relevância da campanha “Faça Bonito” como um instrumento crucial na promoção do bem-estar das crianças. Esta iniciativa se destaca pela sua abrangência e impacto social, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes.

É importante destacar a necessidade de conscientização contínua e ações efetivas para proteger os direitos fundamentais das crianças, incluindo o direito à vida, à saúde, à dignidade e à integridade física e psicológica. Todos somos convidados a participar de forma integrada dessa proteção em todos os ambientes na escola, na família e todos os locais em que estiver uma criança, as instituições governamentais e a sociedade civil devem atuar de forma efetiva na proteção e combate à violência infantil , ressaltou.

A Chefe da Divisão de Ações de Média Complexidade (Damc) da Setrabes, Gardenya Vieira, disse que a Campanha é uma grande ação em todo o Estado e que refletirá no fortalecimento das políticas de atendimento de crianças e adolescentes.

A importância da Campanha Faça Bonito é levar informação e dar visibilidade ao tema para a população e principalmente as crianças e adolescentes que precisam se proteger desse tipo de violência e abusos que estão sofrendo, muito das vezes não sabem onde pedir ajuda. Então a Campanha existe para fortalecer e proteger esse público vulnerável, finalizou.

O que acontece no dia 18 de maio

A mobilização pelo dia 18 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000, em memória ao caso da menina Araceli Crespo de apenas 8 anos, que foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no dia 18 de maio de 1973. Em 2024, completam-se 51 anos desse trágico episódio, o que reforça a necessidade de seguir no combate a todos os tipos de violência contra crianças e adolescentes.

Confira os canais de denúncias

As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100; ao Conselho Tutelar; à Polícia Civil (197); à Polícia Militar (190); à Polícia Rodoviária Federal (191); ou às ouvidorias de tribunais da Justiça do Trabalho. Para crimes na internet, também é possível fazer a denúncia no site https://new.safernet.org.br/denuncie.

SECOM-RORAIMA

JORNALISTA: Ágata Lima