EMPREGO E RENDA | Governo de Roraima reinaugura Feira do Passarão nesta sexta-feira (26)

Publicado sexta-feira, às 17h47

O Governo de Roraima por meio da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (Seadi), inaugurou nesta sexta-feira, 26, a Nova Feira do Passarão, localizada na avenida Ataíde Teive, Bairro Caimbé, em Boa Vista. O espaço histórico, que faz parte do comércio local, a Feira do Passarão garante emprego e renda para o povo roraimense.

Completamente modernizado, o novo prédio passa atender novamente a população roraimense oferecendo uma ampla variedade de produtos e alimentos num espaço interno de 2.438 m² que comporta mais de 120 boxes para diversas finalidades comerciais. Contando as áreas de carga e descarga e estacionamento, toda a feira tem 4.423 m².

O Governador Antonio Denarium esclareceu que o governo de Roraima investiu R$ 10,7 milhões em recursos próprios para a Nova Feira do Passarão.

“Fico feliz por inaugurar a Nova Feira do Passarão, que é um investimento que beneficia diretamente o produtor roraimense. Aqui nesse espaço moderno temos uma infraestrutura pública voltada para os agricultores, as comunidades rurais e associações. É mais um presente do Governo de Roraima para Boa Vista que vai ajudar a dar destino para a nossa produção, vai melhorar a qualidade dos produtos do campo e vai facilitar a comercialização. Ou seja: vai melhorar ainda mais a nossa economia e melhorar a vida da nossa gente”, destacou.

Com mais de 120 boxes, Nova Feira do Passarão tem restaurantes e estruturas diferenciadas para a população.

A Feira do Passarão contará com um total de 124 boxes, distribuídos da seguinte forma: 40 boxes para hortifruti, 47 para cereais, 14 para aves, carnes e peixes e quatro para polpas, além de três boxes voltados para serviços, três para utensílios em geral e sete restaurantes e seis lanchonetes.

A estrutura conta ainda com depósito, quatro câmaras frias, banheiros feminino e masculino com acessibilidade, estacionamento e bicicletário, área para carga e descarga de produtos, caixa d’água, cisterna e subestação.

A feirante Selma Chagas afirmou que permaneceu na feira improvisada, que havia sido desativada em março de 2018.

“Não foi nada fácil estar lá. Aí veio essa feira nova que muitos não acreditavam que esse momento ia chegar, mas eu sempre acreditei. E hoje eu estou transbordando de felicidade, porque eu tenho um espaço tão bonito para trabalhar, para expor minha mercadoria, onde o meu cliente não vai mais reclamar da acessibilidade que lá não tinha. Quero agradecer ao governador que prometeu e cumpriu com esse momento”, disse.

Feira tem diversidade de produtos regionais

Criada em novembro de 1994, a Feira do Passarão é uma tradicional feira livre conhecida por sua diversidade de produtos que inclui frutas, verduras, legumes, carnes, peixes, especiarias e artigos regionais.

“Aqui também vamos ter a culinária típica de Roraima: eu vendo farinha regional, vendo farinha do Pará, goma simples, regional, café da manhã, lanches. Você vai encontrar tapioca, tacacá, pamonha, cuscuz, suco e sobremesa feitos com as nossas frutas na feira. Podem se deslocar até essa feira que vocês vão ter produto de ótima qualidade”, reforçou Selma, com bom humor.

Em Boa Vista, a obra possui um impacto direto significativo no município que abriga a maior parte da população do Estado. No local, que antigamente atendia 80 feirantes, serão diretamente beneficiados agora 150 feirantes.

O Secretário Marcio Grangeiro explicou ainda que aproximadamente 450 trabalhadores vão se beneficiar de forma indireta da nova estrutura, e os consumidores da zona oeste de Boa Vista, a área mais populosa da cidade, também serão favorecidos.

“A Feira do Passarão desempenha um papel importante na economia regional e oferece uma ótima plataforma para pequenos agricultores, produtores e artesãos venderem seus produtos diretamente ao consumidor. Na verdade, mais do que um simples mercado, a Feira do Passarão é um reflexo da cultura e da vida social da população da nossa cidade”, enfatizou o titular da Seadi.

MICROCRÉDITO FEIRANTE

Por meio da Agência de Fomento Desenvolve Roraima, os feirantes poderão solicitar financiamento para aquisição de máquinas, equipamentos e capital de giro com crédito disponível de até R$ 21 mil e com seis meses de carência para começar a pagar as parcelas.

Além disso, os tomadores dessa linha de crédito terão até 30 meses para quitar o financiamento com taxa de juros de apenas 0,99% ao mês.

As solicitações de financiamento são realizadas na Desenvolve Roraima e na UAE (Unidade de Apoio ao Empreendedor (UAE), localizada na Seadi.

Os documentos necessários são RG, CPF, comprovante de residência, referências comerciais, bancárias e pessoais, fotos do empreendimento.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Michel Sales