DIA MUNDIAL DA ÁGUA – Coordenação Estadual de Segurança Alimentar e parceiros realizam blitz educativa – SETRABES Roraima

DIA MUNDIAL DA ÁGUA – Coordenação Estadual de Segurança Alimentar e parceiros realizam blitz educativa

O Governo de Roraima, por meio da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social, via Coordenação Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Cesan) em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima), promoveu nesta quarta-feira, 22 de março, no Dia Mundial da Água, uma blitz educativa próximo a sede da Setrabes, em alusão a data.

A intenção foi conscientizar os motoristas e a população sobre a importância da água, bem como a conservação das nascentes, através do plantio de mudas, oportunidade em que foi divulgado o projeto Planta Roraima e a necessidade do uso consciente com a divulgação de um panfleto com orientações.

Durante a blitz, foi distribuído água potável e materiais educativos, conscientizando a população sobre a conservação dos recursos hídricos, além de dicas de como prevenir o desperdício de água.

O coordenador da Cesan, Júnior Almeida, comentou que a ação faz parte do calendário da Setrabes, e na oportunidade destacou a participação da população.

“Houve uma boa adesão das pessoas que passaram pelo local. Todas as orientações recebidas hoje servem de alerta para que todos evitem o desperdício, começando com os cuidados que devemos ter dentro de casa. É importante sensibilizar a população quanto à proteção dos recursos hídricos”, enfatizou.

A titular da Setrabes, Tânia Soares, ressaltou que a mobilização tem o caráter educativo e preventivo com o enfoque no compromisso de garantir para as gerações futuras esse recurso natural, e serve de reflexão e alerta sobre essa consciência ambiental.

“É muito importante esse tipo de ação, onde temos a oportunidade de ter o contato com a população e além de explanar sobre nossos programas, conscientizamos e somamos parcerias para esta mobilização”, afirmou.

Origem do Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. A data é destinada à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural. Neste mesmo dia, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que apresenta entre as principais normas:

A água faz parte do patrimônio do planeta;
A água é a seiva do nosso planeta;
Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
A utilização da água implica respeito à lei;
A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Última modificação em Quarta, 22 Março 2023 22:59

Ler 991 vezes

Publicado em MANCHETES

Pular para o conteúdo