DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | Encontro debate cooperação para autonomia das Comunidades Yanomami

Publicado quinta-feira, às 10h58

O Governo de Roraima, por meio da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), via Coordenação Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Cesan), esteve reunido esta semana com o Coordenador Geral de Etno Desenvolvimento da Fundação Nacional dos Povos Indígenas, José Augusto Pereira na sede do órgão em Brasília, com a participação do coordenador da Cesan/RR, Júnior Almeida.

A proposta do encontro foi debater sobre o Termo de Cooperação entre o Governo de Roraima e a Funai, possibilitando as comunidades Yanomami a implementação de oficinas de capacitação técnica para a produção agrícola coletiva de forma sustentável e garantir a produção de alimentos de qualidade.

Segundo Júnior Almeida, essa iniciativa busca conciliar as necessidades das comunidades indígenas com a preservação ambiental e a valorização de suas tradições ancestrais. Na sua avaliação a realização de oficinas de capacitação técnica não apenas fortalecerá as habilidades práticas das comunidades Yanomami em agricultura, mas também abrirá caminho para a troca de conhecimentos entre gerações e a revitalização de práticas agrícolas tradicionais.

A cooperação com a Funai não é apenas uma questão de subsistência imediata, mas sim um investimento no futuro sustentável das comunidades indígenas, onde estaremos presente com as ações já executadas pelo Governo de Roraima, via Setrabes com os resultados positivos do Programa Minha Horta Cidadã, promovendo a segurança alimentar e nutricional das famílias atendidas , pontuou.

O Coordenador José Pereira, observou que a proposta reconhece e valoriza a importância da colaboração e da solidariedade dentro das comunidades Yanomami, onde essa iniciativa não apenas fortalece os laços sociais, mas também respeita a visão de mundo e os sistemas de conhecimento dos povos indígenas, que há séculos têm mantido uma relação harmoniosa com a terra e seus recursos.

Essa ação vai promover um marco significativo na busca por autonomia e sustentabilidade para esses povos indígenas. Ao integrar o conhecimento tradicional com práticas modernas de desenvolvimento, essa parceria aponta para um futuro onde as comunidades Yanomami possam prosperar em equilíbrio com seu ambiente natural e sua rica herança cultural ”, disse.



ASCOM_SETRABES

JORNALISTA: Ricardo Gomes

FOTOGRAFIA: Arquivo

Pular para o conteúdo