Publicado terça-feira, às 13h06


O Governo de Roraima lançou oficialmente, na terça-feira, 6, o Plano Estadual pela Primeira Infância de Roraima (Pepi). A iniciativa, coordenada pela Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), visa transformar a realidade de crianças em todas as regiões do Estado por meio de ações integradas nas áreas de saúde, educação, segurança, nutrição, proteção e cuidados responsivos.



O Plano, elaborado com a participação de todas as secretarias estaduais e de instituições como o Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR), será encaminhado à Assembleia Legislativa para que se torne lei estadual. A previsão é que as metas e estratégias definidas sejam implementadas até 2034. Durante o evento de lançamento, a Secretária do Trabalho e Bem-Estar Social, Tânia Soares, destacou a importância dos investimentos na primeira infância.
“Estamos comprometidos em garantir que nossas crianças tenham as melhores oportunidades desde os primeiros dias de vida. O Plano foi elaborado de forma coletiva, com a participação do Comitê Estadual pela Primeira Infância, que é composto por todas as secretarias estaduais. Dentro desse Plano, temos objetivos, metas e estratégias a serem alcançadas até 2034. Em breve, estaremos entregando o Plano à Assembleia Legislativa para torná-lo uma lei estadual”, afirmou.
De acordo com a Setrabes, o Pepi foi construído com base em estudos que comprovam o impacto positivo dos investimentos na primeira infância, com efeitos duradouros que se estendem até a vida adulta e beneficiam toda a sociedade.

Representantes do Comitê Estadual Intersetorial de Políticas Públicas para a Primeira Infância também participaram do encontro, discutindo as diretrizes e ações prioritárias do plano. O documento reforça a importância do cuidado integral, por meio da articulação entre diferentes setores e políticas públicas.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Ágata Lima
FOTOGRAFIA: Stephane Queiroz