CONCURSO | Quadrilhas campeãs se apresentam e consagram última noite do arraial da família roraimense – SETRABES Roraima

Publicado segunda-feira, às 10h36

Neste sábado, 27, ocorreu a cerimônia de premiação das quadrilhas juninas vencedoras do São João no Parque Anauá. O evento foi marcado por muita animação e celebração, e as melhores quadrilhas foram reconhecidas pelas performances excepcionais que valeram os títulos do Concurso Estadual deste ano.

Dentre as ganhadoras, no Grupo Emergente, a Quadrilha Estrela Junina brilhou intensamente, encantando o público com sua coreografia e criatividade, se sagrando a grande campeã, somando 88,70 pontos no total contra os 88,30 da segunda colocada, Luar do Sertão. As duas agremiações sobem no próximo ano para o Grupo de Acesso.

No Grupo de Acesso, a Joaninha Caipira demonstrou todo o seu talento e dedicação, conquistando o coração dos presentes com uma apresentação impecável. As cores vibrantes, a música contagiante e a harmonia do grupo foram elementos essenciais para o seu merecido reconhecimento, tornando-o digno de destaque neste evento tão prestigiado.

O Presidente Osvaldo Thomas disse estar satisfeito com o trabalho que foi apresentado especialmente por que os jurados entenderam o recado que o tema quis passar sobre a questão do racismo. Osvaldo elogiou o arraial, salientando a necessidade de as quadrilhas contribuírem para o crescimento do evento juntamente com o Governo, e afirmou que o São João cresce a cada edição.

“Lógico que em tudo existem falhas, mas a cada ano que vai passando vemos o arraial crescer e se aperfeiçoar”, disse.

Em segundo lugar ficou a Espantalho Junino com 89,3, empatada com o terceiro lugar, a Namoro Caipira (classificação final definida pelos critérios de desempate), em quarto lugar ficou a Filhos de Macunaima, e em quinto lugar a Tradição Macuxi.

As quadrilhas Coração Alegre e Coração do Sertão descem para o grupo Emergente em 2025.

Já no Grupo Especial, a Eita Junino surpreendeu a todos com uma performance magnífica, elevando o nível da competição e demonstrando um verdadeiro espetáculo de dança e cultura popular. A criatividade, a sincronia, o entusiasmo, os figurinos e a energia contagiante dos dançarinos foram determinantes para a merecida vitória da equipe nesta competição acirrada. A Eita Junino é uma das quadrilhas que mais investe no espetáculo que apresenta anualmente em eventos juninos e em 2024 não foi diferente.

Se classificou em segundo lugar a Garranxê com 89,9 pontos, falando sobre a fé. Na terceira colocação ficou a Amor Caipira com 89,7; em quarto lugar, a Quadrilha Agitação Caipira, e na quinta posição, a Explosão Caipira.

Na parte de baixo da classificação, Sinhá Benta e Coração Caipira descem para o Grupo de Acesso em 2025.

FESTA PARA TODOS

Para o Governador Antônio Denarium, a festa termina com gosto de quero mais em virtude da beleza dos espetáculos que as quadrilhas juninas proporcionaram ao público, com o Governo garantindo o maior repasse da história para os grupos folclóricos.

No total o Estado repassou R$1,36 milhão em convênio para garantir a preparação da apresentação bem como da premiação das campeãs.

Em discurso, o Governador anunciou aumento no repasse no ano de 2025, além de destacar que, no decorrer do São João no Anauá, não houve registro de ocorrências graves, graças ao trabalho de mais de 200 policiais e agentes que diariamente faziam a segurança da festa.

“É o Governo do Estado valorizando a cultura de Roraima, onde as nossas quadrilhas têm representação nacional e merecem nosso apoio”, declarou Denarium.

O Secretário de Cultura e Turismo, Jaffé Oliveira, ressaltou o brilho das quadrilhas vencedoras como marca do sucesso do São João do Anauá 2024, um evento repleto de emoção, talento e representatividade para a cultura regional, que investiu no fortalecimento desse importante segmento social.

“Estamos muito felizes com o evento que entregamos ao nosso público, podendo trazer nossa estrela maior Marília Tavares para abrilhantar o São do Anauá, e fechamos com chave de ouro hoje premiando as campeãs do Concurso de Quadrilha”, disse Jaffé.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Jacildo Bezerra