COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER | Casa da Mulher Brasileira celebra 6 anos com programação variada

Publicado segunda-feira, às 11h48

Foto: Fachada da CMB/RR

A Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), está realizando uma semana de cuidado e proteção às mulheres, em comemoração aos seis anos de atendimento da Casa da Mulher Brasileira.

O evento, promovido via Coordenação Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres (CEPPM), acontece de 18 a 21 de fevereiro na Casa da Mulher Brasileira, localizada na Rua Uraricoera, nº 919 – Bairro São Vicente. A ação conta com apoio da Secretaria de Saúde (Sesau) e diversos parceiros da rede proteção as mulheres. 

Serão ofertados serviços de saúde, como: ações de empregabilidade para mulheres, inscrições para cursos de qualificação, oficinas de geração de renda, serviços de beleza, bem-estar e outros.

A Coordenadora da CEPPM, Graça Policarpo, disse que durante esses quatro dias de ação foi preparada uma programação bem extensa para atender as mulheres, cuidando da saúde e do seu bem-estar.

“A Casa da Mulher Brasileira funciona 24 horas atendendo as mulheres e seus filhos, e hoje está equipada com todos os serviços funcionando e diversas parcerias, dentre estas da Polícia Civil, Polícia Militar, IML, DEAM, MP, DPE, MP, TJ, SESAU, Cras, Creas, Conselho Tutelas, CAPS, que também contribuem com o fluxo de atendimento das mulheres de forma integral”, finalizou.

A Secretária do Trabalho e Bem-Estar Social, Tânia Soares, destacou que  serão ofertadas diversas atividades com o objetivo de fortalecer a proteção dos direitos das mulheres, promover o empoderamento feminino e sensibilizar a sociedade sobre a importância da igualdade de gênero.

“Agradecemos a todos os parceiros que  contribuem para o sucesso desta iniciativa, reafirmando o compromisso com a construção de um ambiente mais seguro e acolhedor para todas as mulheres vitimas de violência do nosso Estado”, disse.

CASA DA MULHER BRASILEIRA

Desde sua inauguração em janeiro de 2019, a Casa atendeu 32.981 mulheres, sendo 15.651 atendimentos iniciais e 17.330 retornos para continuidade ou reincidência de violência. Dentre as atendidas, há mulheres de diversas nacionalidades, como brasileiras, venezuelanas, haitianas, cubanas e indígenas (5.784). Foram realizados 139.750 serviços por diversas instituições parceiras, como Polícia Civil, MPRR (Ministério Público de Roraima) e CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Destaque para o Projeto “Mulher Segura e Protegida”, com o Ônibus Lilás, que oferece atendimentos itinerantes com foco nas mulheres em áreas de difícil acesso, como as comunidades rurais e indígenas. Além disso, o Projeto Potencializando Mulheres beneficiou mais de 500 das 1.100 inscritas, oferecendo cursos e apoio ao empreendedorismo feminino.

PROGRAMAÇÃO:

18 de Fevereiro

  • 8h às 10h – Abertura e Culto Ecumênico
  • 8h às 14h – Atendimento Médico, serviços de beleza e bem-estar para as Mulheres
  • 10h às 14h – Encontro com Elas: Meu Negócio é uma Potência

19 de Fevereiro

  • 8h30 às 13h30 – Projeto Brincar e Sonhar, Colo de Mãe e Ações voltadas para mães e filhos.

20 de Fevereiro

  • 8h às 16h – Projeto Cuidando de quem Cuida: Atendimento médico, palestras, embelezamento e diversos serviços para as mulheres assistidas pela Casa
  • 8h30 às 16h – Diálogo participativo com a organização de mulheres indígenas e instituições públicas.

21 de Fevereiro

  • 8h30 às 13h30 – Dia D da Qualificação e Empregabilidade para Mulheres atendidas pela CMB
  • 18h30 – Cerimônia de aniversário de 6 anos da Casa da Mulher Brasileira de Boa Vista.


SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Ágata Lima

FOTOGRAFIA: Ascom/Setrabes

Ir para o conteúdo