CIAPI | Governo de Roraima garante melhor idade saudável a idosos com atividades do Centro Integrado de Atenção

Publicado quinta-feira, às 14h43

Garantir o bem-estar, a dignidade, a proteção e o acolhimento às pessoas idosas são alguns dos objetivos do Governo de Roraima. Parte desse trabalho é feito por meio da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (SETRABES), que oferece um conjunto de políticas voltadas ao público acima de 60 anos de idade.

O Órgão possui ferramentas para atender a população nesta faixa etária com diretrizes próprias.

Uma delas é o Centro Integrado de Atenção à Pessoa Idosa (CIAPI), que atua de forma preventiva junto ao público. Hoje, 856 idosos usuários do sistema, participam de atividades voltadas à promoção de um envelhecimento ativo e saudável.

De acordo com o Gerente do CIAPI, Eude Brito, explica como funciona o atendimento dentro da Unidade.

“ Atualmente são ofertados serviços de saúde: médico, fisioterapia, enfermagem, terapia ocupacional, serviço social e psicologia. Também são desenvolvidas atividades de oficinas de capacitação, terapia ocupacional, cultura, esportes e geração de renda, como o aprendizado de artesanato, ateliê, dança de salão, informática, canto coral, hidroginástica, alfabetização, horta sustentável.

Centro ainda promove eventos e atividades culturais internas e externas com vistas à integração de usuários, sociedade e familiares”, enfatizou.

Uma das usuárias do programa é Maria da Conceição, de 73 anos. Ela afirmou que já frequenta o Centro a nove anos, e o lugar representa muita alegria e felicidade em sua vida.

“ Aqui temos muitas atividades, saúde, alegria. Gosto muito desta casa, me sinto bem aqui, nós dançamos, fazemos apresentações de música e nos levam para conhecer vários lugares. Eu tenho mais saúde nesta casa”, disse.

Centro Integrado conta com 217 servidores entre cuidadores, profissionais de saúde e de referência do SUS (Sistema Único de saúde).

Segundo a terapeuta ocupacional, Suelen Tamiles, por uma equipe multidisciplinar que realiza os atendimentos pela manhã e tarde, totalizando em torno de 1.500 atendimentos de saúde mensal.

“ Centro oferece diversas atividades socioassistenciais que vão da hidroginástica, informática, artesanato, fisioterapia, alongamento, alfabetização às atividades culturais. Para que eles entrem nessas atividades de maneira adequada, é necessário fazer uma triagem com a equipe de saúde, que irá verificar a condição social, psicológico, encaminhamento médico, e assim construir uma rotina saudável para o idoso , destacou.

O CIAPI

Centro Integrado de Atenção à Pessoa Idosa foi criado em 27 de novembro de 2012. No Centro, são ofertados serviços de saúde com atendimentos médicos, de fisioterapia, enfermagem, terapia ocupacional, serviço social e psicologia.

Também são desenvolvidas atividades de oficinas de capacitação, cultura, esportes e geração de renda, como o aprendizado de: artesanato, ateliê, dança de salão, informática, canto coral, hidroginástica, alfabetização, horta sustentável.

Centro ainda promove eventos e atividades culturais internas e externas com vistas à integração de usuários, sociedade e familiares.

ABRIGO DE IDOSOS

Outro instrumento do Estado para casos mais críticos é o Abrigo de Idosos Maria Lindalva Teixeira de Oliveira.

Unidade possui atualmente 36 idosos em situação de vulnerabilidade social e sem referências familiares, sendo o último recurso do Estado quando esgotadas todas as possibilidades de autosustento do idoso. Este tipo de acolhimento institucional só é realizado mediante processo criterioso de iniciativa do Poder Judiciário.

2.23.2.72 ACESSE AQUI: IMAGENS CIAPI

SECOM RORAIMA