O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (CEDCAR) por meio do Fundo Estadual da Criança e do Adolescente (FECA) juntamente com o Governo de Roraima, via Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) e Receita Federal, lançaram a campanha “Amigo da Criança e do Adolescente”, visando incentivar e orientar o contribuinte a fazer uma doação de parte de seu Imposto de Renda e com isso ajudar a desenvolver projetos de proteção às crianças e adolescentes.
O secretário geral do Cedcar, jornalista Paulo Thadeu, destacou que a parceria entre as instituições com a sociedade civil, será importante para agregar e fomentar a importância para a doação no âmbito do estado de Roraima, e dos municípios credenciados, incentivando a destinação para o FECA.
“È importante que todos entendam que esta doação não gera um custo extra na declaração. Com essa atitude é um importante complemento para o direcionamento no fomento das ações sociais executados em prol das crianças e adolescentes”, orientou.
A titular da Setrabes, Tânia Soares, enfatizou que o objetivo principal é ampliar os recursos necessários ao desenvolvimento dos projetos institucionais executados no âmbito do estado de Roraima, e dos municípios que passam a ser credenciados para receber estas doações.
“É muito importante a participação para ajudarmos quem mais precisa. A criança e o adolescente é prioridade em nossa gestão, eles são o futuro do nosso estado, e quem pode ajudar, ajude, pela relevância desta campanha”, destacou.
COMO DOAR – As doações podem ser realizadas durante o preenchimento da declaração do imposto de renda. Para fazer o repasse do percentual o contribuinte deve acessar a ficha “Doações”, selecionar o “Fundo Estadual da Criança e do Adolescente”. Ao fazer esta escolha, o dinheiro vai direto para a conta do FECA, e assim que estiver disponível já estará à disposição para colaborar com os projetos que já são desenvolvidos pelas organizações parceiras.
O prazo para a declaração do imposto de renda 2022 teve início no dia 2 de março e se estende até o dia 30 de abril. Dessa forma as doações para o “Imposto Solidário” podem ser realizadas neste mesmo período. Pessoas físicas podem doar até 3% do imposto de renda devido. Essa ação não gera nenhum ônus extra ao contribuinte.
Além do Fundo Estadual, nove municípios também estão aptos a receberem as doações, Boa Vista, Alto Alegre, Bonfim, Cantá, Caroebe, Mucajaí, Rorainópolis, São João da Baliza e Uiramutã.
SOBRE O FECA – Criado por lei para captar recursos que serão destinados especificamente para área da infância e da adolescência, tendo a finalidade específica de financiar programas, projetos e ações voltados para a promoção e a defesa dos direitos da criança e do adolescente e suas respectivas famílias, por meio da sua declaração de imposto de renda de pessoas físicas e na modalidade de declaração completa, oportunidade em que o contribuinte pode destinar até 3% do imposto devido, e o próprio sistema calcula, na hora, o valor máximo que o cidadão pode doar. E através deste você ajuda a financiar projetos sociais que atuam na área da infância e adolescência.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Ricardo Gomes
FOTOGRAFIA: Olivaldo Neto
Última modificação em Quinta, 17 Março 2022 12:42
Ler 1323 vezes
Publicado em MANCHETES