ACESSIBILIDADE | Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Coede-RR) visita obra do Centro de Reabilitação Física que está com 70% dos trabalhos concluídos

Publicado sexta-feira, às 14h40

As obras do Centro Especializado de Reabilitação Física, Auditiva, Intelectual e Visual (CER IV), localizado ao lado do Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco Rodrigues, no bairro Sílvio Botelho, estão com 70% dos trabalhos concluídos.

Nesta quinta-feira, 4, membros do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Coede-RR) visitaram a obra da Secretaria de Saúde (Sesau) para analisar as mudanças que asseguram a plena acessibilidade do local.

Hoje no Estado temos dois tipos de reabilitação, que é a física e a intelectual. Esse prédio vai possibilitar a inclusão das outras duas modalidades, e é algo muito importante e valioso para as pessoas com deficiência, pois é a ampliação do serviço para esse público”, destacou a Diretora do Departamento de Políticas de Reabilitação da Sesau, Maria Barroso.

Como Presidente do Coede, Maria Cleomar dos Santos vê grande necessidade de realizar visitas técnicas em prédios públicos ainda durante o período de obras, quando é mais fácil para que ajustes sejam feitos.

Ela foi diagnosticada com atrofia muscular espinhal, uma doença que deforma o corpo e limita os movimentos, e perdeu a mobilidade das pernas com apenas 12 anos. Hoje com 49 anos, ela se alegra com o prédio acessível.

Acabamos de fazer a vistoria e estou me sentindo em casa, porque o prédio preenche todas as questões de acessibilidade. A questão que me chamou muita atenção foram os banheiros acessíveis para o público externo e servidores, sem falar na piscina totalmente acessível. A obra está de parabéns ”, pontuou a Conselheira.

Com a revisão do projeto original, a obra conseguiu progredir bastante. O edifício onde funcionará o CER IV contará com quatro blocos, divididos nas áreas terapêutica, de estimulação, de eletroterapia, piscina para o serviço de hidroterapia e ginásio.

A Unidade vai contemplar as quatro modalidades de reabilitação, que são a física, a intelectual, a auditiva e a visual, sendo a primeira do Estado. Prevemos a conclusão ainda para esse ano, e logo Roraima vai estar preparado para atender todas essas modalidades”, completou Maria Barroso.


SECOM RORAIMA / ASCOM_SETRABES

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau

Pular para o conteúdo