Publicado segunda-feira, às 9h32


O Governo de Roraima por meio da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social – Setrabes e da Coordenação Estadual de Promoção da Igualdade Racial – Ceppir, promove a IV Conferência Estadual dos Direitos da População LGBTQIAPN+, que será realizada nos dias 9 e 10 de setembro, no auditório do Centro de Ciências Administrativas e Econômicas – Cadecon da Universidade Federal de Roraima – UFRR.
Com o tema “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”, o evento tem como objetivo debater e propor políticas públicas, programas e ações voltadas à promoção e garantia dos direitos da população LGBTQIAPN+.

A Conferência busca ampliar a participação do poder público e da sociedade civil na formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas, além de identificar demandas prioritárias e propor diretrizes para a promoção da cidadania, inclusão, combate à discriminação e enfrentamento das diversas formas de violência e desigualdades.
A Secretária da Setrabes, Tânia Soares, ressaltou que será um momento crucial para discutir, avançar e garantir que pessoas LGBTQIA+, tenham seus direitos plenamente respeitados.
“As conferências funcionam como espaços essenciais de participação social, permitindo a discussão de desafios, a proposição de soluções e a construção de uma sociedade mais justa, com a presença de representantes da sociedade civil e do poder público”, afirmou.

A Coordenadora Adjunta da CEPPIR, Silvia Reis, disse que o encontro é fundamental para debater as diretrizes dessa política no âmbito municipal, estadual e federal, onde as melhores propostas serão representadas em Brasília, no mês de outubro.
“A participação de servidores públicos, da comunidade em geral e da população LGBTQIAPN+ é crucial para este evento. Juntos, criaremos propostas que vão alcançar realmente a mudança de comportamento, um atendimento com qualidade, especialmente para nós travestis, transexuais e LGBTQIAPN+ em geral”, finalizou.
Programação e Eixos Temáticos
A programação da Conferência será organizada em torno de quatro eixos principais:
- EIXO 1 – Enfrentamento à violência LGBTQIA+;
- EIXO 2 – Trabalho digno e geração de renda à população LGBTQIA+;
- EIXO 3 – Interseccionalidade e internacionalização;
- EIXO 4 – Institucionalização da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+.
Etapa Nacional
Durante o Encontro, serão selecionadas 20 propostas para compor as contribuições de Roraima à 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, prevista para outubro, em Brasília. Além disso, serão eleitos 22 representantes do Estado, entre integrantes do setor público e da sociedade civil, que participarão da etapa nacional.
.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Ágata Lima
FOTOGRAFIA: Ascom/Setrabes