REDE SINE | Capacitação e troca de experiência durante seminário técnico do sistema nacional de emprego em Salvador/BA – SETRABES Roraima

Publicado quinta-feira, às 10h40

Imagem da Internet

Governo de Roraima por meio da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), via Coordenação Estadual do Trabalho, Emprego e Renda, participou do Seminário Técnico Regional do Sistema Nacional de Emprego Região Nordeste, que acontece de 10 a 12 de setembro, em Salvador/BA.

Na terça-feira, 11, as boas práticas do Expertise France, Projeto de Cooperação entre a Agência Francesa de Desenvolvimento, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a ação inovadora do Mutirão de Emprego Sem Currículo (SINE/RR) foram destaque no evento.

O Seminário Técnico Regional do Sistema Nacional de Emprego Região Nordeste, que reúne Gestores da Rede de Atendimento do Sistema Nacional de Emprego da região Nordeste no Hotel Portobello, visa entre outras ações, implantar um padrão de atendimento em mais de 1.400 postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), em todo o país, meta do Governo Federal.

As ações de intermediação de mão de obra e orientação profissional nas unidades do sistema público debatidas no encontro são uma iniciativa do MTE em parceria com o Grupo AFD Expertise France, a Agência Pública Francesa de Desenvolvimento, com apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Durante a programação, o público presente pode acompanhar as experiências da parceria entre o MTE e a AFD, trabalhos de inteligência coletiva, com destaque para o Sine Bahia, por seus serviços pioneiros de intermediação para o trabalho.

O Seminário apostou na reunião de 77 representantes dos nove estados do Nordeste, do Espírito Santo e Roraima, os quais compartilharam as boas práticas da rede Sine em suas regiões.

Reunidos em grupos de trabalho debateram questões, como: qualificação social e profissional, requisitos das vagas de emprego disponíveis, Sistema de Intermediação de Mão de Obra (IMO), atendimento para jovens/primeiro emprego, infraestrutura e adequação das unidades de atendimento, soluções de capacitação dos servidores, atendimento para pessoas com deficiência e habilitados do INSS, etc.

Atualmente, Roraima conta com ampla rede pública de intermediação de mão de obra.

O Sine/RR e Casa do Trabalhador, que fica localizado na Rua: Pavão, n° 206 – Mecejana em Boa Vista/RR, promove por meio do Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC), do Centro de Atendimento Social (CAS Vila Jardim) e ainda na Casa do Cidadão (Casa Amarela) no Bairro Senador Hélio Campos, atendimentos a população local, de captação de vagas, seguro desemprego, qualificação profissional, dentre outros.

Veja outros detalhes do evento clicando na imagem abaixo.