Publicado segunda-feira, às 11h07


O Governo de Roraima por meio da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), participou em Brasília/DF do Encontro de Proteção Social em Emergências: Experiência da Força de Proteção do SUAS (FORSUAS). O objetivo do evento era promover o lançamento do Comitê Permanente para Respostas de Proteção Social em Situações de Calamidades Públicas e Emergências. A iniciativa, realizada na Capital federal, visa fortalecer a atuação do MDS na articulação de políticas públicas emergenciais, assegurando respostas ágeis e integradas a estados, municípios e ao Distrito Federal durante crises.
O Comitê é composto por representantes de todas as secretarias e assessorias do MDS, incluindo o Gabinete do Ministro, a Secretaria Executiva e as Secretarias Nacionais de Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional, Renda e Cidadania, Inclusão Socioeconômica, Políticas de Cuidado e Família, além de subsecretarias e assessorias, como Comunicação Social e Ouvidoria-Geral. Suas principais funções incluem o planejamento estratégico, a capacitação de profissionais e a elaboração de protocolos específicos, como o Protocolo Geral de Proteção Social para Abrigos Públicos e Emergências.

O lançamento do Comitê ocorreu durante o Encontro de Proteção Social em Emergências, que também promoveu debates e trocas de experiências sobre proteção social em situações de calamidade, contando com a participação de representantes da ONU, OIM e ACNUR, além de relatos de desafios enfrentados por estados como o Rio Grande do Sul em eventos climáticos extremos.
Roraima também teve participação ativa no FORSUAS durante as enchentes no Rio Grande do Sul, enviando assistentes sociais e psicólogos para atuar na linha de frente do atendimento às vítimas
ASCOM_SETRABES