INDEPENDÊNCIA DO BRASIL | Governo de Roraima inicia atividades alusivas à Semana da Pátria nesta segunda-feira (2) – SETRABES Roraima

Publicado segunda-feira, às 11h16

O Governo de Roraima iniciou nesta segunda-feira, 2, às 7h30, a tradicional Semana da Pátria, que comemora os 202 anos da Declaração de Independência do Brasil do Império Português. As comemorações ocorrerão até sábado, 7, no Centro de Boa Vista, e serão abertas a todo o público.

O Governador Antonio Denarium ressaltou que a Semana da Pátria é um dos momentos cívicos mais importantes do Brasil, por reforçar o orgulho de ser brasileiro.

“O Brasil é uma terra maravilhosa e o nosso espírito patriótico é renovado a cada Semana da Pátria. Estamos preparando uma programação muito especial para este ano e contamos com a presença do público para comemorarmos esse momento cívico”, disse.

As festividades começam com o acendimento do “Fogo Simbólico da Pátria”, que representa o patriotismo brasileiro. Neste primeiro momento, haverá honras militares ao chefe do Executivo estadual, hasteamento dos pavilhões, apresentações das tropas militares e deslocamento da tocha pelas ruas de Boa Vista.

Ainda na abertura, haverá salva de tiros, declaração de abertura da Semana da Pátria e agradecimentos. O Exército Brasileiro, a Marinha Brasileira, a Força Aérea Brasileira, a Polícia Militar de Roraima (PMRR) e o Corpo de Bombeiros Militares de Roraima (CBMRR) participam deste primeiro momento.

“Vamos acender o fogo simbólico da Pátria na frente do Palácio Senador Hélio Campos, que ficará aceso até sábado [dia 7 de Setembro]. Isso representa a independência do Brasil e os 202 anos desse momento histórico. O governador estará presente, todos os comandantes militares vão ser recepcionados e ocorre a abertura oficial da Semana da Pátria”, explicou o Secretário-Chefe da Casa Militar, Coronel Ilmar Soares.

O Comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, General Luciano Bortoluzzi Garcia, destacou as lutas empreendidas até a conquista da Independência.

“O Sete de Setembro é uma data marcante para a história brasileira. Ao contrário do que muitos pensam, o processo de emancipação, que culminou com a Independência do Brasil, foi marcado por batalhas em diversas partes do território nacional. Movimentos de resistência à emancipação ocorreram na Bahia, no Piauí, no Maranhão e no Pará. A coesão, o sentimento nacionalista e o amor à pátria fizeram com que o Brasil se libertasse da Coroa Portuguesa e prosseguisse em sua evolução política e econômica de maneira soberana e independente”, disse.

Ele evidenciou também o fortalecimento do país e a importância de celebrar a Semana da Pátria.

“Nesse processo, no campo interno, o Brasil fortaleceu-se como nação, ao mesmo tempo em que precisou posicionar-se de maneira assertiva no campo internacional, para assegurar que sua independência como país fosse formalmente reconhecida no cenário mundial. Dessa forma, comemorar a Semana da Pátria é rememorar os feitos do passado, reafirmar nosso compromisso com a unidade nacional e nos fortalecer para enfrentarmos, juntos, os desafios do futuro”, enfatizou o General Bortoluzzi Garcia.

No sábado, dia 7 de Setembro, às 7h, haverá o tradicional Desfile Cívico-Militar na Avenida Capitão Ene Garcez, no trecho da Praça das Águas. Instituições militares e civis, escolas, entidades sociais, culturais, turísticas e forças de segurança participarão do desfile em pé, com destaque para as 22 unidades educacionais do Estado participantes.

No desfile motorizado, haverá a participação de tropas do Exército Brasileiro, da Força Nacional, das instituições estaduais de Segurança Pública e da Guarda Civil Municipal, além do Clube do Fusca de Roraima e o Roraima Fusca Clube.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Ayan Ariel