CULTURA E INCLUSÃO | Com carimbó e alegria, CIAPD brilha no São João no Parque Anauá

Publicado quarta-feira, às 14h48

A primeira noite do São João no Parque Anauá, nesta terça-feira, 22, foi marcada por um momento especial de inclusão e emoção: a apresentação da quadrilha junina do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência – CIAPD , que encantou o público com talento, sorrisos e muita alegria. O Centro é vinculado à Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social – Setrabes.

Com o tema “O Anarriê do CIAPD resgata a criança que existe dentro de você”, os integrantes protagonizaram um verdadeiro espetáculo de cores, movimento e superação. A dança, conduzida com passos ensaiados e brilho nos olhos, emocionou quem acompanhou a apresentação.

O sucesso da quadrilha é resultado do trabalho conjunto de cuidadores, servidores, familiares e, principalmente, dos próprios usuários do Centro, que demonstraram entusiasmo e dedicação desde os ensaios até o grande momento no arraial.

“Ver minha filha feliz e bem me enche de alegria. O arraial, assim como os eventos do CIAPD, já fazem parte do nosso calendário. Só temos a agradecer e a celebrar a cultura, pois ela participa ativamente da cultura do nosso Estado”, disse Rose Bandeira, mãe da quadrilheira Noemia Carla.

Neste ano, a quadrilha do CIAPD trouxe uma novidade: a inclusão do carimbó, ritmo tradicional da região Norte, no repertório da apresentação. O Professor de Dança Tom Coutinho destacou que a proposta foi proporcionar um desafio novo aos alunos, além de ampliar o repertório cultural.

“É um momento muito importante para eles, algo aguardado com ansiedade. A apresentação é para o público, para os pais e para as autoridades. Este evento representa felicidade, superação e conquistas”, afirmou.

A Secretária Tânia Soares acompanhou a apresentação e falou com orgulho da participação do CIAPD no evento.

“A apresentação do CIAPD no São João no Parque Anauá é um exemplo inspirador de como a arte e a cultura quebram barreiras e conectam corações. É maravilhoso ver essa energia positiva e a mensagem de que a alegria não tem limites. A emoção tomou conta de todos”, destacou.

Para Nelizan Mendes, mãe de Pedro Vinícius, o momento representa mais do que uma simples apresentação.

“É gratificante saber que ele está participando. Todos os anos ele está aqui, se prepara, treina e fica muito feliz. Ele ama fazer parte de tudo o que o CIAPD promove”, afirmou, emocionada.

O CIAPD oferece atendimento integral e humanizado às pessoas com deficiência, promovendo inclusão social, autonomia e bem-estar. A participação no São João no Parque Anauá reforça o compromisso do Governo de Roraima em promover espaços de protagonismo e valorização para todas as pessoas.

SOBRE O EVENTO

Realizado desde 1991, o São João no Parque Anauá é considerado o maior festejo junino do Norte do Brasil. Em 2025, o evento conta pela primeira vez com recursos federais, repassados pelo Ministério do Turismo.

A festa segue até domingo, 27, com previsão de público superior a 75 mil pessoas por noite. A programação está sendo transmitida também pelas páginas do Governo de Roraima no YouTube e no Facebook.

A edição deste ano promete ser a maior da história: são mais de 50 atrações locais e 10 atrações nacionais. Na estreia, Israel & Rodolffo animaram o público. Nos próximos dias, o palco principal recebe George Henrique & Rodrigo, Manim Vaqueiro e Zé Vaqueiro (23), Thúlio Milionário (24), Lucas Lucco (25), Companhia do Calypso (26), e, no encerramento, Jonas Esticado, Guilherme & Benuto e Jefferson Moraes (27).

Outro destaque é o Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, que reúne 28 agremiações dos Grupos Especial, Acesso e Emergente. O Governo de Roraima destinou R$ 1,5 milhão em apoio direto às quadrilhas, com R$ 159 mil em premiações – um aumento de 59% em relação a 2024.


SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Ágata Lima

FOTOGRAFIA: Stephane Queiroz

Acessar o conteúdo