Publicado quarta-feira, às 14h09


O Governo de Roraima por meio da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social – Setrabes, realizou a cerimônia de entrega de 114 Carteiras Nacionais de Artesão para aqueles que estão cadastrados no Programa do Artesanato Roraimense – PAR. Este documento oficial reconhece e valoriza o trabalho de artesãos que dedicam seu talento ao artesanato, tendo ele como fonte de geração de renda.

A ação beneficiou os indígenas dos Abrigos da Operação Acolhida Waraotuma, A Tuanonoko, Janokoida e Jardim Floresta, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – MDS e a Agência da ONU para Refugiados – ACNUR.
Esta iniciativa representa um passo fundamental para os profissionais, abrindo portas para novas oportunidades, acesso a mercados, feiras e políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do artesanato.
A Carteira Nacional do Artesão é um reconhecimento oficial do Governo Federal e traz diversas vantagens para os profissionais cadastrados, incluindo:
- Participação em feiras e eventos nacionais e internacionais, ampliando a visibilidade dos produtos artesanais;
- Capacitações gratuitas, possibilitando o aperfeiçoamento técnico e profissional;
- Acesso a incentivos e linhas de crédito exclusivas, que facilitam investimentos na produção e na comercialização das peças;
- Isenção de impostos na comercialização dos produtos em algumas situações, estimulando o crescimento do setor.
ASCOM_SETRABES