CATAVENTO DE CINCO PONTAS | I Workshop PETI de combate ao trabalho infantil aconteceu no auditório da Setrabes – SETRABES Roraima

CATAVENTO DE CINCO PONTAS | I Workshop PETI de combate ao trabalho infantil aconteceu no auditório da Setrabes

Publicado quarta-feira, às 8h52

O Governo de Roraima, por meio da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), via Departamento de Proteção Social Especial (DPSE) e Divisões de Ações de Média e Alta Complexidade, realizou na manhã desta terça-feira, 25, o I Workshop PETI no combate ao trabalho infantil, com o tema: “O Trabalho Infantil Que Ninguém Vê”.

A Campanha faz referência ao dia 12 de junho, instituída pela lei nº 11.542/2007 como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, tendo como objetivo mobilizar os atores da rede de proteção, o poder público e a sociedade para as ações estratégicas de enfrentamento ao trabalho infantil.

O ícone da campanha é o catavento de cinco pontas e cinco cores, símbolo dessas ações por significar sinergia, movimento e articulações permanentes na luta contra a exploração da mão-de-obra infantil.

Cada ponta representa um continente do planeta e as cores trazem o sentido lúdico de alegria que deve ser algo presente na vida de toda criança e adolescente.

O trabalho infantil é um problema grave e recorrente em nosso país e no nosso Estado que envolve vários fatores de risco e vulnerabilidades. A Setrabes, enquanto gestora das políticas de proteção, cuidados e garantia de direitos das crianças e adolescentes, vem atuando no enfrentamento às violações de direitos de forma assídua e perseverante.

O workshop traz como mensagem a importância da união de forças para juntos mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade e a rede de proteção a participar da causa em defesa da infância e adolescência, a partir da reflexão sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento.


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