24° ENCONTRO REGIONAL DO CONGEMAS | Setrabes presente no evento da Região Norte que aconteceu em Palmas/TO

Publicado segunda-feira, às 16h05

Imagem da internet

Nos dias 28 e 29 de maio de 2024, a região Norte do Brasil foi palco do 24º Encontro Regional do CONGEMAS (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social).

Nesta edição, o ciclo de Encontros Regionais teve continuidade no Norte do país, na cidade de Palmas, Tocantins, que sediou o 24º Encontro do Congemas – Região Norte, sob o lema: “Regionalização dos Serviços de Proteção Social Especial nos Estados da Região Norte”.

Imagem da internet

Foram dois dias intensos de atividades e debates, visando uma construção coletiva e democrática de estratégias para superar desproteções sociais e violações de direitos, com foco no fortalecimento, expansão e universalização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), um dos maiores sistemas de proteção social não contributiva.

Imagem da internet

Os debates consideraram as especificidades socio-territoriais da região e contaram com a participação de mais de 450 pessoas, incluindo gestores, trabalhadores, representantes do legislativo, prefeitos, vereadores e outros atores dos sete estados que compõem o Norte brasileiro: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins.

As discussões e os resultados de cada atividade foram registrados por relatores e serão a base para a construção de um documento abrangente, originado das escutas realizadas nos municípios de cada estado da região.

Este documento será apresentado no Encontro Nacional, delineando as agendas prioritárias municipais para o SUAS em âmbito nacional, respeitando as diversidades socio-territoriais.